Como economizar energia na empresa: veja 9 dicas!

Voltar
9 de outubro de 2012 | Sem Comentários

como economizar energia na empresa Uma das tarefas do administrador de uma empresa é racionalizar o uso de energia elétrica; a fim de obter redução de custo.

Essa racionalização deve ser feita observando os dias e horários de picos no consumo de energia; isso é feito através de um acompanhamento diário. Essa informação é essencial para entender como funciona a energia na empresa. Somente com essas informações em mãos será possível medir o nível de consumo, desperdício e mau uso de energia.

Existem alguns vilões que podem mascarar esses resultados, como por exemplo, muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo podem gerar um falso pico de consumo se eles não estiverem sendo utilizados naquele momento, como iluminação durante o dia e ar condicionado durante a noite.

A empresa pode não só economizar, como também optar por formas alternativas de energia, como a eólica ou a solar. Confira dicas que podem te auxiliar a economizar energia na sua empresa:

  1. Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de LED;
  2. Use a luz natural, do sol;
  3. Opte por aparelhos de ar condicionado com selo de eficiência energética;
  4. Ao ligar o ar condicionado, vede qualquer saída de ar, pois se o ar condicionado estiver ligado e alguma porta ou janela estiverem abertas, isso irá fazer com que o aparelho produza mais energia para ter um melhor funcionamento;
  5. Configure os computadores de forma que eles se auto desliguem quando ficarem muito tempo inativos;
  6. Configure os computadores para funcionarem em modo econômico;
  7. Na hora de adquirir uma máquina de produção, verifique quanto de energia ela irá consumir em toda sua vida útil. Cuidado, às vezes o barato pode sair caro.
  8. Faça manutenções periódicas na rede de energia, pois redes elétricas com manutenção ruim podem gastar energia sem produzir.
  9. Oriente os funcionários a desligarem o ar condicionado e as luzes ao esvaziarem uma sala ou local;

Economizando energia você não está apenas economizando dinheiro, você está ajudando o meio ambiente. Pense nisso!

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum comentário ainda.