Quais vespas são venenosas?

Voltar
20 de fevereiro de 2013 | 3 Comentários

VespaAs vespas são insetos que pertencem à ordem dos himenópteros, sendo animais responsáveis pela polinização de inúmeras espécies de plantas em todo o mundo. Elas dividem-se nas seguintes subordens: Apocrita e Symphyta, sendo que as larvas da subordem Apocrita são geralmente parasitóides ou carnívoras, enquanto as da subordem Symphyta são estritamente herbívoras.

No Brasil, as vespas da família Vespidae, Sphecidae ou Pompilidae são também popularmente conhecidas como marimbondos ou maribondos.

De maneira geral existem vespas que vivem sozinhas e vespas que vivem em sociedade. No grupo das vespas que vivem sozinhas não existem operárias e cada uma é responsável pela construção do seu próprio ninho e sobrevivência.

VespaNo grupo das vespas que vivem em sociedades estão as famosas vespas com manchas amarelas ou de cor avermelhada pelo corpo, de tamanho grande, que vivem em colônias formadas por fêmeas, machos e operárias estéreis.

A constituição do veneno das vespas ainda é algo pouco conhecido pelos cientistas. Sabe-se apenas que as vespas, diferentemente das abelhas, não deixam seu ferrão no local ou alvo após a picada. Todavia, mesmo sendo maiores e por imporem mais medo do que as abelhas, o veneno das vespas é, na maioria das vezes, mais fraco e relativamente sem maiores perigos ao ser humano (exceto em casos de pessoas alérgicas).

Além disso, o veneno das vespas contém substâncias como a histamina, a serotonina e o péptido que está sendo estudado por cientistas para combater doenças como a osteoporose.

Dentre as diversas espécies de vespas, uma das maiores é a vespa Tarantula Hawk, cujo nome não é à toa. Essa espécie de vespa caça tarântulas como alimento para suas larvas.

Vespa Tarântula HawkOutra característica da Vespa Tarântula Hawk é o seu tamanho, que pode chegar a impressionantes 6 centímetros no caso das fêmeas. Além disso, sua picada é considerada uma das mais doídas entre todas as picadas de insetos do mundo todo.

Outra espécie de vespa que causa medo em muita gente é a Vespa Mandarina. Encontradas principalmente no Japão, as Vespas Mandarinas se alimentam de grandes insetos, como louva-a-deus, outras vespas e, principalmente, abelhas. O tamanho das vespas mandarinas também é impressionante, visto que uma fêmea pode chegar a 55 milímetros de comprimento e sua envergadura pode chegar a 76 milímetros.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. José Antonio Nunes Pena

    Comentário em 8 de abril de 2013 as 16:29

    Sou funcionário do MCTi/MPEG,trabalho no Depart.de Zoologia-Entomologia,gostaria muito de saber mais sobre essas vespas mandarinas(Japão). Quero no futuro me especializar na vespa Pompilidae. Estou terminando o meu curso superior em Lic.Plena em Biologia(UNIASSELVI), mas o assunto sobre as mandarinas me chamou atenção para ler.

  2. Seven Desentupidora

    Comentário em 9 de abril de 2013 as 14:48

    Olá José!

    Que legal que este assunto interessou você!

    Em nosso blog publicamos matérias interessantes que são fruto de uma vasta pesquisa de nossos redatores, mas acredito que para saber mais sobre as vespas mandarinas seria melhor consultar um especialista na área, para lhe dar informações mais precisas sobre o inseto.

    Abs.

  3. Andreia d l ferreira

    Comentário em 11 de abril de 2013 as 11:50

    Fui picada por uma vespa e tive que ir para o hospital tomar soro.